Antes de plantar as sementes do cipó, obviamente que tive que aguardar a floração e frutificação das plantas. Os cipós que zelo aqui em minha propriedade demoraram em torno de dois anos para florescerem. Segundo consenso, o cipó está bom para o feitio após a sua primeira floração. Em tese, os cipós aqui já estão "maduros" para um feitio. Entretanto, quero aguardar um pouco mais para que os cipós possam ficar mais maduros, grossos, com mais propriedades e muito mais força. Sinto que assim o sacramento que vier a ser feito será mais resolutivo.
Nas regiões tropicais, o período de floração do cipó vai de março a agosto. Já tinha visto a floração do cipó somente por fotos, mas quando me deparei com as flores do Jagube aqui no meu quintal, foi uma experiência incrível! Emocionante mesmo! O Interessante é que somente o Tucunacá floriu, o Caupuri ainda não florou.
Quando olhamos para o cipó todo florido, com flores tão bonitas e delicadas, por um momento o aspecto força é esquecido e a beleza predomina! Pensei: "Como é possível, tão bonito, tão delicado causar uma peia!?" rsrsrs. Mas é isso aí, a força tem sua beleza também. Toda vez que estiver em um processo mais difícil, vou lembrar das flores! Seguem algumas fotos: