quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Poda de Dois Jagubes e da Árvore de Apoio

Salve a todos que acompanham o blog,

Esperei os Jagubes se firmarem para então dar uma podada neles. Muitos falam que você popde podar o cipó desde cedo. Eu resolvi esperar as duas primeiras floradas, para então pensar em podar. 
A idéia era aguardar mais um mês e, daí então, fazer a poda. Entretanto, a poda teve que ser adiantada em duas semanas. Dia desses, cheguei em casa e tinha dado uma chuva com vento muito forte. Para minha surpresa, nosso portão (Chapa de aço e 4,30mx2,30) tinha ido ao chão e várias bananeiras haviam tombado. Além disso, uma árvore grande, um "Capitão"(Terminalia argentea), que serve de suporte para dois Jagubes, havia parcialmente tombado. É uma árvore de madeira relativamente dura e bem firme, muito bem enraizada, mas o vento acabou rachando parcialmente o tronco bifurcado ao meio. Tive que podar uns três galhos grandes para evitar o tombamento total de parte da árvore. Nisso, aproveitei para fazer a primeira poda nos dois Jagubes enrolados na árvore.

Árvore onde dois Jagubes se apoiam

Ruptura pelo vento do tronco bifurcado

Detalhe do rompimento do caule

Esta árvore tem uma madeira relativamente forte.

O vento deve ter sido muito forte para fazer este estrago


Poda do Capitão.

Parte da poda do Capitão. Vou triturar tudo e compostar.



A poda dos Jagubes ainda está em andamento. Estou cortando os galhos auxiliares e ramificações, além de galhos já meio secos que só estão drenando a força das plantas.


Parte da poda dos cipós fica no próprio chão, como matéria orgânica na pilha.


As ramificações mais baixas foram podadas. Agora dá para ver bem os galhos mais grossos. Ao fundo, o portão que foi lançado ao chão. Tivemos ventos de mais de 90km.

Ainda vou continuar a poda, espero que isto ajude a engrossar o cipó.

Algumas podas mais grossas eu separei para fazer estacas.


A poda na árvore ajudou aliviar o peso que poderia romper o tronco ao meio.




Estes cipós já dão um bom chá. Estou somente aguardando as folhas.


Algumas cordas do Tucunacá.

Detalhe da árvore podada.