quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

A situação atual das Rainhas

As últimas postagens trazem algumas fotos das Rainhas de mais ou menos um ano meio a dois anos atrás. Desde então, consegui adquirir mais algumas Rainhas com um irmão de uma Igreja do Santo Daime de São Paulo. Este irmão me ajudou bastante e me repassou as mudas por um valor praticamente simbólico. Muita gratidão a ele por me proporcionar a possibilidade de aumentar meu cultivo. Poderia até conseguir mudas com grupos ayahuasqueiros aqui em Brasília, mas, por questões pessoais, prefiro a ajuda de pessoas de outro estado, pois não quero ficar “devedor” de nenhum grupo por aqui, já que o sentido de “irmandade” é artigo raro ou mesmo de luxo por estas bandas (com as devidas exceções, é claro).
Atualmente, tenho em torno de 18 mudas de Rainha. Plantadas em solo, em local definitivo, somente 4 Rainhas. As outras foram plantadas provisoriamente em vasos plásticos de 14 litros, aguardando para serem plantadas em local definitivo em momento oportuno. Estou estudando cuidadosamente os próximos passos em relação às Rainhas, pois não quero cometer erros e colocar a perder as plantas que, mesmo em vasos, estão bem firmadas e estabelecidas.

Todos os vasos foram colocados no mesmo local onde as Rainhas estão plantadas em solo. Como falei anteriormente, criei um micro clima úmido e sombreado com bananeiras e algumas telas sombrite. Além disso, também implementei um pequeno sistema de irrigação com microaspersores. Agora, estamos na época das chuvas e as plantinhas estão se desenvolvendo bem, apresentando uma taxa positiva de crescimento e engrossamento dos caules, além de diversas brotações com muitas novas folhas. Estou aproveitando todo este vigor e colhendo algumas folhas para clonagem. Em outras postagens mostrarei os resultados obtidos com a multiplicação das Rainhas. Agora, seguem algumas fotos das Rainhas em desenvolvimento.

Quando as Rainhas chegaram para se juntar às outras.

Fui transplantando aos poucos as mudas de Rainha dos sacos para os vasos. Tudo dá bastante trabalho quando se trabalha sozinho, mas o esforço vai recompensar.

Ao fundo é possível ver os pés de feijão guandú e à frente um pé de mandioca.










Linha de irrigação acima das Rainhas. Coloquei microaspresores do tipo "nebulizador" e "bailarina" para simular uma chuva. Tem dado um bom resultado.


Vista de cima, linha de irrigação. As folhas estão super vistosas. Na parte da frente das Rainhas estão as bananeiras 





Desta foto em diante temos as Rainhas no atual estágio de desenvolvimento. Tirei estas fotos agora, dia 02/01/2014, às 19:00. Dá para notar o desenvolvimento das plantas. As chuvas estão fazendo muito bem para as Rainhas.
Dá para perceber a diferença no crescimento das Rainhas, muitas folhas novas. Em breve tem feitio!!!