domingo, 26 de janeiro de 2014

Viveiros e Estufas I

 Eu fiz um viveiro bastante simples. É possível investir um pouco mais de tempo e dinheiro e conseguir uma estrutura mais resistente e bem construída. Como faço o meu cultivo praticamente sozinho, às vezes, me falta tempo e acabo optando por aquilo que sai mais prático e simples, além de mais barato. Como não tenho interesse comercial nas mudas, acabo tendo que gastar um pouco de dinheiro, entre insumos agrícolas (terra adubada, esterco, húmus, vasos plásticos, sacos de muda, etc), material de irrigação (mangueiras, microaspersores, braçadeiras e conexões) e estrutura (madeira, tela sombrite, arame, etc), sem falar na mão de obra...
Em relação ao meu viveiro irei listar os materiais que utilizei para construí-lo. Alguns dos materiais adquiri no Mercado Livre, mas a maioria dos itens são encontrados em boas lojas de produtos agrícolas. Fui pesquisando e descobrindo as soluções que cabiam no meu orçamento e nas minhas pretensões de cultivo. A internet é um campo farto de materiais e dicas. Em uma postagem posterior irei disponibilizar alguns materiais sobre construção de viveiros e estufas que garimpei da internet. 

Tela sombrite. Existem diferentes especificações: 35, 50, 70 e 80%. Aqui no Distrito Federal, devido a grande incidência de luz solar a maior parte do ano, utilizo o sombrite 50 e 70%.

Esta é a trama do sombrite 70%.

Postes de eucalipto tratado. É possível utilizar outros materiais, como bambu. outras madeiras, ou mesmo pau de escora que é bem mais barato que o poste de eucalipto tratado. É importante envolver em plástico ou outra proteção a parte da madeira que fica no chão, pois direto no solo a madeira logo apodrece.

Mangueira de polietileno de 1/2". Custa um pouco mais caro, mas vale a pena pela resistência e também por ser bem fácil perfurá-la e afixar os microaspersores.

Microaspersor nebulizador. Possuem especificações de vazão diferentes. É necessário que haja uma pressão de água considerável para que o efeito nebulizador aconteça. Acho este bem interessante, pois produz uma névoa de água parecida com uma chuva fina que as plantas adoram, principalmente a Chacrona.

Microaspersor tipo nebulizador em funcionamento, ideal para criar microclima, já que molha bem as folhas. Comprei no Mercado Livre um saquinho com 50 unidades.

Microaspersor tipo bailarina. Este também é um ótimo microaspersor e molha em maior quantidade e num raio bem maior que o nebulizador. Ideal para a irrigação das raízes. Requer boa pressão de água para que funcione adequadamente.

Microaspersor bailarina em funcionamento.